Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.0/5 (90 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página



 

       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Notícias do País e do Mundo.
Notícias do País e do Mundo.

 

QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2014, 9H37

Dinheiro impede muitos jovens de seguir Jesus, afirma Papa.

O Pontífice afirmou que atualmente muitos jovens chamados ao seguimento de Jesus não conseguem corresponder, pois estão “presos ao dinheiro”

Liliane Borges
Da Redação, com Rádio Vaticano

Dinheiro impede muitos jovens de seguir Jesus, afirma Papa

Francisco pede orações pelas vocações / Foto: L ´Osservatore Romano

“Rezar pelas vocações para que Deus mande sacerdotes e religiosas com o coração entregue a Ele, livres da idolatria da vaidade, do poder e do dinheiro”, foi a exortação do Papa Francisco durante a homilia nesta segunda-feira, 3, na Casa Santa Marta.

O Pontífice , a partir da liturgia do dia, falou da figura do jovem que apresentou-se a Jesus e perguntou o que era necessário para ser perfeito e a ele é feita a proposta de vender tudo, dar ao pobres e ser discípulo. Porém, o jovem entristeceu-se pois tinha muitos bens, explica o Papa.

“Seu coração inquieto, por causa do Espírito Santo que o impelia a aproximar-se de  Jesus e segui-lo,  era um coração cheio, e ele não teve coragem de esvaziá-lo. Ele fez a escolha: o dinheiro.  Ele era um homem bom, nunca roubou, nunca! Nunca traiu: era dinheiro honesto. Mas seu coração estava preso lá, ele era apegado ao dinheiro e não teve a liberdade de escolher. O dinheiro escolheu por ele”, enfatizou.

Francisco afirma que nos dias de hoje muitos jovens são chamados ao seguimento de Jesus, mas não têm a coragem de deixar tudo e segui-Lo. A alegria – explica o Papa- que a princípio os impulsiona a aproximar-se de Jesus, torna-se tristeza, pois há algo que o paralisa e não os deixa seguir o Mestre.

“Devemos rezar para que o coração destes jovens possa esvaziar-se, esvaziar-se  de outros interesses, outros amores, para que eles sejam livres. E esta é a oração pelas vocações: “Senhor, envie freiras, envie sacerdotes e defenda-os da idolatria, da idolatria da vaidade, do orgulho, da idolatria do poder e do dinheiro”, ensinou Francisco.

Por fim, o Papa pediu orações pelas vocações, de modo que o “Senhor possa entrar nos corações  e dotar-lhes da  alegria indizível daqueles que  seguem Jesus de perto”.

 

 

QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2014, 7H09

Papa enfatiza: não há estilo cristão sem a cruz e sem Jesus Santo Padre destacou que o estilo cristão é humilde, manso e generoso.

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa enfatiza: Não há estilo cristão sem a cruz e sem Jesus Humildade, mansidão e generosidade: este é o estilo cristão, um caminho que passa pela cruz, como fez Jesus, e é um caminho que leva à alegria. Esta foi, em síntese, a reflexão do Papa Francisco, na homilia desta quinta-feira, 6, na Casa Santa Marta. O Santo Padre recorda as palavras de Jesus no Evangelho do dia: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, a cada dia, e siga-me”. Segundo o Papa, esse é o “estilo cristão”, porque foi Jesus quem primeiro percorreu este caminho. “Nós não podemos pensar a vida cristã fora deste caminho que Ele fez primeiro: o caminho da humildade, da humilhação, de aniquilar a si mesmo e depois ressurgir. O estilo cristão sem a cruz não é cristão, e se a cruz é uma cruz sem Jesus, não é cristã.” Jesus deu o primeiro exemplo, diz Francisco. Mesmo sendo igual a Deus, aniquilou-se, fez-se servo por todo o povo. Este estilo de vida é o que trará a salvação, conforme enfatiza o Santo Padre, dará alegria e tornará o homem fecundo. “Porque este caminho de renunciar a si mesmo é para dar vida, é contra o caminho do egoísmo” O Pontífice lembrou que seguir Jesus é alegria, mas fazer isso com o estilo de Cristo, não com o estilo do mundo. Ele explicou que seguir o estilo cristão significa percorrer o caminho de Deus, cada um como pode, para dar vida aos outros, não para dar vida a si mesmo. “No início da Quaresma, peçamos ao Senhor que nos ensine um pouco deste estilo cristão de serviço, de alegria, de aniquilação de nós mesmos e de fecundidade com Ele, como Ele a quer”.

 
  FRANCISCO

 

Papa destaca Quaresma como tempo forte para conversão

Catequese

 

 

 

Sábado, 18 de janeiro de 2014, 13h08

 

Comissão realiza última reunião de investigação sobre Medjugorje

 


Da Redação, com Rádio Vaticano

 

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, confirmou nesta sexta-feira, 17, que a Comissão Internacional de Investigação sobre Medjugorje, realizou nesta mesma data, a última reunião de avaliação sobre as possíveis aparições da Virgem Maria na região.

A comissão é constituída pela Congregação para a Doutrina da Fé e está sob a presidência do Cardeal Camillo Ruini, desde março de 2010.

Como previsto, o êxito do estudo será agora submetido às instâncias competentes do referido dicastério vaticano.

As aparições 

Os relatos das aparições de Nossa Senhora tiveram início no dia 24 de junho de 1981. Nos primeiros meses, tinham uma frequência diária e, posteriormente, passaram a aparições mensais ou anuais. Entre os videntes, encontram-se seis pessoas nascidas nos arredores da cidade, a quem Nossa Senhora se apresentou como "Rainha da Paz".

 
Sábado, 18 de janeiro de 2014, 10h59

Rio Grande do Sul prepara festa de Nossa Senhora dos Navegantes

 

 

Da Redação, com Arquidiocese de Porto Alegre


No RS, Novena e Festa de Nossa Senhora dos Navegantes começam neste domingo, 19.
 

O Rio Grande do Sul se prepara para comemorar uma das maiores festas mariana da região. A partir de 19 de janeiro até 2 de fevereiro, os gaúchos celebrarão a 139ª edição da Novena e Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

Em 2014, o evento religioso relembrará os 139 anos de devoção à Mãe de Jesus, sob o título de Navegantes. A programação iniciará no próximo dia 19 de janeiro, às 17h, com a Missa Solene de abertura dos festejos. Em seguida, às 18h, a imagem de Nossa Senhora sairá em procissão até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, na Rua Vigário José Inácio, no centro histórico da capital.

A programação segue com as novenas tanto no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, quanto no Santuário de Nossa Senhora do Rosário. Em Navegantes, as novenas serão realizadas entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro, sempre às 20h.

Já no dia 02 de fevereiro, Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, acontece a tradicional procissão em honra à padroeira com a seguinte programação: às 7h, será rezada a Santa Missa no Santuário do Rosário, seguida de procissão até o Largo de Navegantes. Na chegada, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, presidirá Missa Campal. Durante todo o dia, a Igreja estará aberta para acolher os peregrinos. As atividades devocionais deste dia serão encerradas às 23h.

 
Sábado, 18 de janeiro de 2014, 10h29

O princípio da diplomacia é o amor, declara secretário de Estado.

 


Da Redação, com CTV

 
Parolin afirma que trabalho no Vaticano é apaixonante
"O princípio da diplomacia humana é o amor", afirmou o secretário de Estado do Vaticano e recém nomeado cardeal, Dom Pietro Parolin, durante entrevista ao Centro Televisivo Vaticano (CTV). 

Parolin, a pedido da televisão vaticana, traçou um balanço inicial da sua missão como primeiro e direto colaborador do Papa Francisco. Segundo o secretário, essa fase inicial caracterizou-se como um "arranque, dedicado sobretudo ao estudo, ao conhecimento e ao aprofundamento dos vários problemas". 

Neste tempo, ele declara que amadureceu a sua consciência de que o serviço à Santa Sé é "comprometedor e exigente, cheio de responsabilidades, mas também apaixonante".  

O Secretário afirmou que suas prioridades são as mesmas do Pontífice, as quais ele tem insistido desde o início de seu pontificado e depois reuniu, de maneira mais orgânica, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, apresentando uma transformação missionária da Igreja. 

"Uma Igreja que sai, em permanente estado de missão, que aposta na renovação e na conversão pastoral de todas as estruturas, por conseguinte também da Cúria romana e da diplomacia eclesiástica, os dois âmbitos nos quais se insere a atividade do secretário de Estado", concluiu.

 
Sábado, 18 de janeiro de 2014, 09h56

Segundo estatística, 53% dos turistas em Israel são cristãos

 


Da Redação, com TerraSanta.net

 

De acordo com dados fornecidos pelo Escritório Central de Estatísticas de Israel, houve um aumento de 24% no número de turistas, em comparação ao ano passado, com um crescimento anual de 3% (com 16,7 milhões de per noites ).

"O ano de 2013 trouxe um novo recorde e estamos orgulhosos. Apesar da Operação de Defesa e da situação na região, os turistas continuam chegando. O Ministério vai continuar  trabalhando para aumentar seus números, abrindo  novos mercados e produtos. Desejo a todos um feliz 2014”, disse, satisfeito, o Ministro do Turismo, Uzi Landau.

Em 2013 visitou Israel 3,54 milhões turistas, quase o dobro do ano anterior , com destaque para o aumento, especialmente durante os meses de março a junho. 73% chegaram de avião (4% a mais que no ano passado), 11% via terra e 16% eram visitantes de um único dia.

Por país de origem, em primeiro lugar, os EUA (18%), seguido pela Rússia (17%), França (9%), Alemanha (7%), Reino Unido (6%), Itália (5%) Ucrânia (4%), Polonia (3%), o Canadá, Países Baixos (2%) e Espanha (53 mil turistas).

53% dos visitantes eram peregrinos cristãos (dos quais metade são católicos). E 28% judeus. Dos cristãos 22% viajaram em grupos de peregrinação.

Entre os lugares mais visitados estão: Jerusalém (75%), Tel Aviv-Jaffa (64%), Mar Morto (51%), Tiberias (44%) e Nazaré (35%).

A satisfação mostrada pelos visitantes foi excelente (4,3 de 5), estando especialmente satisfeitos com as visitas arqueológicas (4.4), guias (4,3), roteiros organizadas (4,2), segurança (4), facilidade aeroportuárias (4)

 
Sábado, 18 de janeiro de 2014, 09h14
 

Dom Giuseppe fala sobre programa da viagem do Papa à Terra Santa

 


Da Redação, com Rádio Vaticano

Dom Giuseppe Lazzarotto
 

O Papa Francisco visitará a Terra Santa a partir do próximo dia 24 de maio, até o dia 26. Embora o programa da viagem ainda não esteja totalmente definido, o Núncio Apostólico em Israel e Delegado apostólico em Jerusalém e Palestina, Dom Giuseppe Lazzarotto, adiantou alguns dos lugares de peregrinação do Santo Padre, ressaltando a possibilidade de mudanças no roteiro.

Segundo Dom Giuseppe, o Bispo de Roma deverá visitar a Jordânia, Palestina e Israel e, em particular Amã, Belém e Jerusalém.

Na Cidade Santa, o Pontífice visitará o Santo Sepulcro, o Yad Vashem, o Muro das Lamentações e a Esplanada das Mesquitas; participará de um encontro ecumênico com todas as Igrejas cristãs, que contará com a presença do Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu. Naquele lugar, há 50 anos, deu-se o histórico encontro entre Paulo VI e Atenágoras.

Em Jerusalém, estão previstos ainda encontros com o Presidente Shimon Peres, o Primeiro-Ministro Benyamin Netanyahu e os líderes religiosos locais.

Em Belém, haverá o encontro com Abu Mazen e a visita à Basílica e à Gruta da Natividade.

Já em Amã, primeira etapa da viagem apostólica, Papa Francisco se reunirá com o Rei Abdullah e Rania e jantará com os refugiados da Síria.

No entanto, as comunidades cristãs da Galileia e Nazaré lamentam o fato de que não esteja contemplada a visita Papa no programa, uma vez que tudo tenha começado em Nazaré, lugar da Anunciação.

Em alternativa, o Patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, afirma que se está estudando a possibilidade da celebração de uma Missa ou de um encontro no Getsêmani.

O Papa Francisco anunciou sua peregrinação à Terra Santa, no Angelus do último domingo, 5 de janeiro

 


 
Sexta-feira, 17 de janeiro de 2014, 08h41 | Atualizada, 16h03
 

Casal carioca pode ser o primeiro do Brasil a ser beatificado

Raríssima foto do casal Zélia e Jerônimo com alguns de seus filhos
 

A paróquia Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro, vai sediar, neste sábado, 18, às 20h, a cerimônia de abertura canônica do processo de beatificação do casal carioca Zélia e Jerônimo. 

Zélia Pedreira Abreu Magalhães nasceu, em 5 de abril de 1857, no bairro do Ingá, em Niterói, capital da então Província do Rio de Janeiro. Jerônimo de Castro Abreu Magalhães (1851-1909) nasceu em Magé, Província do Rio de Janeiro, em 26 de julho de 1851. Casaram-se, em 27 de julho de 1876, na Barra da Tijuca.

Zélia e Jerônimo tiveram 13 filhos, dos quais quatro faleceram ainda jovens e os outros nove seguiram ordens religiosas. Após a morte do marido, em 12 de agosto de 1909, Zélia ingressou na Congregação do Sacratíssimo Coração. 

A fama de santidade de Zélia e Jerônimo espalhou-se pela capital carioca logo após a morte deles. Há alguns anos, segundo conta o responsável pela Causa dos Santos na arquidiocese do Rio, Dom Roberto Lopes, a abertura do processo seria apenas para Zélia, que morreu como monja, com o nome de Irmã Maria do Santíssimo Sacramento. No entanto, com a verificação da biografia, percebeu-se que Jerônimo também viveu com grandes virtudes.

“As virtudes heroicas de Zélia foram justamente por ter sido esposa, com todos os filhos consagrados a Deus – três sacerdotes e três religiosas. Mas, quando foi se verificar, o seu marido tinha também grandes virtudes: uma história belíssima de um homem de fé, que orientou os filhos na fé e na tradição da Igreja, um pai generoso”, relatou Dom Roberto. 

Com a abertura do processo, Jerônimo e Zélia serão o primeiro casal brasileiro a, possivelmente, receber o título de beatos da Igreja. 

Segundo Dom Roberto, os postuladores da causa já coletaram inúmeros relatos de fiéis que receberam graças por intercessão do casal. Todavia, estas, só serão averiguadas oficialmente após abertura canônica no próximo sábado.

Para o bispo auxiliar do Rio de janeiro, Dom Roberto Lopes, a principal mensagem que a vida do casal transmite às famílias de hoje diz respeito à necessidade de educar os filhos na fé. 

“É a grande preocupação que o Papa Francisco tem apresentado. Tudo na Igreja começa não só no espaço de culto, mas em casa, na Igreja doméstica. Os pais devem tomar consciência de que são os primeiros catequistas, são aqueles que devem, com seu exemplo e testemunho, levar seus filhos para o coração de Deus”, diz o bispo. 

“Eu creio que tanto a biografia de Zélia como de Jerônimo pode ser um grande referencial para o povo brasileiro, par a América Latina e para a Igreja Universal. Foram pessoas que tiveram uma experiência profunda com Deus”, completou. 

Próximos passos

Com a abertura oficial do processo de beatificação, começam os trabalhos em torno das obrigações e celebrações próprias desta etapa. No dia 19, bispos e sacerdotes da arquidiocese do Rio celebrarão Missas na Igreja de Nossa Senhora de Copacabana. No dia 20, dentro do encerramento da festa de São Sebastião, às 10h, na Paróquia de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, serão apresentadas as relíquias do casal, com a lacração da urna, que receberá o sigilo com as fitas vermelhas. 

“Nós faremos a leitura da ata elaborada em pergaminho, que está sendo preparado pelas monjas clarissas. Ao término da celebração, as relíquias serão transladadas para a Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Gávea, onde serão expostas para veneração pública até o desenvolvimento do processo”, explicou Dom Roberto.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro disponibilizou uma página no Facebook com a biografia do casal Zélia e Jerônimo, além de fotos e outras informações sobre o processo de beatificação.

 
 
Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014, 10h16

Vaticano apresenta na ONU relatório sobre combate à pedofilia

Kelen Galvan, Jéssica Marçal e Rodrigo Luiz
Da Redação, com Rádio Vaticano

 

Monsenhor Silvano Maria Tomasi, Observador da Santa Sé na ONU.A Santa Sé, juntamente com a Rússia, Alemanha, Portugal, Congo e Iêmen, discutem, nesta quinta-feira, 16, o relatório sobre a aplicação da Convenção sobre os Direitos da Criança em seus territórios. O encontro acontece no Escritório das Nações Unidas, em Genebra, sede europeia da ONU. 
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, divulgou uma nota, na qual destaca o compromisso do Papa e do Vaticano para a proteção das crianças. 
Padre Lombardi recorda que a Santa Sé foi um dos primeiros Estados a ratificar a convenção em 20 de abril de 1990. O Estado apresentou seu primeiro relatório em 2 de março de 1994; em 27 de setembro de 2011, apresentou um segundo relatório. 
Com base neste e no anterior, e depois de ter recebido sugestões do grupo de ONGs que participa do procedimento alternativo de avaliação, o Comitê propôs à Santa Sé uma série de perguntas para obter mais informações. Os dados foram enviados para Genebra em 30 de novembro de 2013. A data estabelecida pelo Comitê para o encontro com a delegação da Santa Sé, para discutir o relatório e as respostas complementares, foi esta de hoje, ao longo da 65ª sessão do Comitê (13 a 31 de janeiro de 2014).
Além disso, a Santa Sé também ratificou dois "Protocolos Facultativos" ligados à convenção, sobre a venda de crianças, prostituição e pornografia infantil, e também sobre o envolvimento de crianças em conflitos armados. No primeiro caso, o Vaticano foi o décimo primeiro país a ratificá-lo; no segundo, o sétimo. 

Casos de pedofilia

Padre Lombardi lembrou que não é raro que as perguntas propostas, sobretudo no que diz respeito à problemática dos abusos sexuais contra menores, pareçam supor que os bispos ou superiores religiosos agem como representantes ou delegados do Papa, o que é sem fundamento. 

Assim, responde-se que as perguntas sobre casos particulares de abusos verificados em instituições católicas, em diversos países do mundo, não são pertinentes a respeito da Convenção por parte da Santa Sé, tratando-se de casos nos quais têm jurisdição, com base nas próprias leis, os países nos quais esses se verificaram. 

O porta-voz do Vaticano reiterou que a Santa Sé está profundamente entristecida pela chaga dos abusos sexuais, que atingem milhões de crianças no mundo inteiro, e lamenta que, infelizmente, alguns membros do clero tenham estado envolvidos em abusos similares. 

Ele acrescenta que também foram dadas ao Comitê amplas respostas sobre o empenho dedicado pelo Pontífice, pelas comissões da Cúria Romana (em particular a Congregação para a Doutrina da Fé e o Conselho para a Família) em estabelecer rigorosas e eficazes normas e diretivas para tratar, contrastar e prevenir os gravíssimos fenômenos de abuso sexual contra menores, não excluída a atualização da legislação do Estado da Cidade do Vaticano em matéria penal.

O representante da Santa Sé na ONU, monsenhor Silvano Maria Tomasi, disse, em entrevista à Rádio Vaticano, que a acusação de que a Santa Sé teria obstruído a atuação da justiça lhe parece "um pouco sem critério". Isso, porque impedir o curso da justiça, em qualquer país, em detrimento de sua legítima jurisdição, seria "uma interferência indevida e injusta" por parte de qualquer sujeito. 

Dom Tomasi reforça que a Santa Sé apoia o direito e o dever de cada país de perseguir todo crime contra menores. "Portanto, não tolera a crítica pela qual se procura interferir ou impedir o curso da justiça. Ao contrário, se quer – como Papa Francisco insiste – que haja transparência e que a justiça siga seu curso".

 

 

 

 

11/1/2014 às 15h47 (Atualizado em 11/1/2014 às 16h01)

Temporal deixa parte de São Paulo em estado de atenção para alagamentos

Chuva forte começou por volta das 15h e veio acompanhada de rajadas de vento e granizo

A forte chuva da tarde deste sábado (11) deixou algumas regiões da cidade de São Paulo em estado de atenção para risco de alagamento. Às 15h20, toda a capital estava em atenção, exceto a zona sul, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Segundo os meteorologistas, as nuvens carregadas se formaram devido ao calor e à umidade. A chuva veio acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo em alguns bairros. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava, pouco antes das 16h, um ponto de alagamento na praça da Bandeira, no centro.

A chuva também faz com que as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha circulem com velocidade reduzida em determinados trechos. 

Na Sé, região central, a temperatura máxima registrada durante a tarde foi de 31,8°C. Na Vila Mariana, zona sul, os termômetros chegaram a 33,2°C.

De acordo com o CGE, nas próximas horas persiste o potencial de temporais em toda a cidade. Para amanhã, a previsão é de calor durante boa parte do dia, mas pode chover forte no fim da tarde, devido à passagem de uma frente fria de fraca intensidade pelo oceano. 

 

Morre o ex-premiê israelense Ariel Sharon

Ex-primeiro-ministro despertou ódio dos palestinos após massacre no Líbano

  Morreu neste sábado (11/01/14), aos 85 anos, o ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, depois de oito anos em coma por causa de um derrame.As décadas de atuação militar e política fizeram de Sharon um dos mais populares e controversos líderes de Israel. O general linha-dura é uma das últimas lideranças da geração que fundou o Estado de Israel, e muitos no país acompanharam a sua saída da vida pública e a deterioração de sua saúde nos últimos anos com grande tristeza.


O estado de saúde do ex-premiê começou a se agravar em dezembro de 2013, em decorrência de falência renal.  

Sharon, ex-general e líder da direita, estava em condição vegetativa desde o derrame que sofreu em janeiro de 2006, quando ainda comandava o governo. Ele ocupava o cargo de premiê de Israel desde 2001, e havia prometido alcançar "paz e segurança duradouras".

Ele foi eleito com a promessa de pôr fim à segunda onda de levantes palestinos (Intifada), iniciada depois que visitou à Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, considerada sagrada por muçulmanos.

Uma tomografia feita há um ano detectou atividade cerebral quando médicos mostravam a Sharon fotos da sua família e lhe pediam para pensar na sua casa. Mas os neurologistas disseram, na ocasião, que não havia chance de ele despertar do coma. A lei israelense não permite que as máquinas que mantinham o ex-premiê vivo fossem desligadas.

Em 2006, ele foi sucedido no cargo pelo então vice-premiê, Ehud Olmert, que depois foi eleito primeiro-ministro.

Sharon completaria 86 anos no dia 26 de fevereiro.

Atuação controversa

Durante os anos em que ocupou o cargo de primeiro-ministro, Sharon foi um dos grandes promotores da expansão de assentamentos israelenses nos territórios palestinos ocupados. Ele também iniciou a construção do polêmico muro da Cisjordânia.

Conhecido pelo apelido de “trator”, Sharon chegou à política israelense depois de uma longa carreira no Exército, iniciada na guerra de independência de Israel, em 1948.

O ex-líder, no entanto, era controverso e ficou célebre por mudar de direção política. Muitos no mundo árabe o odiavam por associá-lo ao massacre de dezenas de milhares de palestinos no campo de refugiados de Sabra e Chatila, no Líbano, em 1982.

Na época ministro da Defesa, Sharon não comunicou seus planos para o então primeiro-ministro Manachem Begin, e invadiu o Líbano dizendo que precisava expulsar do país um núcleo influente da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), comandada por Yasser Arafat, morto em 2004. O massacre lhe rendeu o apelido de “açougueiro de Beirute".